fbpx
Qual a importância do fluido de freio?
23 de janeiro de 2019
O que é Isofix e para que serve?
23 de janeiro de 2019

Quando trocar o amortecedor do carro?

Quando nos perguntamos qual a peça mais importante da mecânica de um carro logo pensamos no motor. Porém, devemos saber que há outras peças tão fundamentais quanto, e que devem estar em um ótimo estado para não prejudicar a direção.

Realizar a troca do amortecedor é necessário para a conservação de várias outras peças que fazem o carro funcionar. Com o amortecedor danificado, os pneus, por exemplo, ficam carecas de forma mais rápida.

Caso o amortecedor não seja trocado na hora certa, o veículo pode apresentar certas animálias, e algumas delas perigosas, pois podem ocasionar até mesmo perda de controle do veículo e acidentes. Confira a seguir alguns dos problemas apresentados quando chegou a hora de trocar essa peça:

  • Perda de estabilidade nas curvas

Com os amortecedores desgastados, o carro fica mais instável, principalmente nas curvas. Ao frear e acelerar, mesmo em linha reta, o veículo passa a balançar bastante, gerando grande desconforto e dificultando a direção.

  • Desgaste nos pneus

Peças defeituosas geram uma reação em cadeia, aumentando o desgaste das demais peças e causando grande prejuízo. Quando danificado, o amortecedor aumenta a sobrecarga em outros componentes, como a suspensão, que fará com que as rodas vibrem mais e aumente o desgaste dos pneus.

  • Vazamento de fluidos

Em veículos que possuem um bom espaço entre o pneu e o para-lama, é possível visualizar o amortecedor. Procure se existe algum fluido viscoso como óleo ao redor dele e caso perceba sinais de vazamento, já passou da hora de trocar a peça.

Uma dica importante para aumentar a vida útil do amortecedor do seu carro é evitar passar por buracos no asfalto e realizar o balanceamento e alinhamento do automóvel periodicamente.

Os comentários estão encerrados.