fbpx
Quais os riscos de errar na hora da escolha do óleo lubrificante?
19 de dezembro de 2018
Quando trocar o amortecedor do carro?
23 de janeiro de 2019

Qual a importância do fluido de freio?

O sistema de freios é um item muito importante para uma direção segura e mantê-lo sempre em bom funcionamento é fundamental para evitar colisões em qualquer condição em que a via se encontra.  Além das pastilhas e discos de freio, existe outro tipo de componente essencial para seu bom funcionamento: o fluido.

O fluido de freio é uma espécie de fluido hidráulico e sua principal função é transmitir a força exercida sobre o pedal do freio até as pastilhas, que junto com os demais equipamentos, farão com que o veículo pare de se movimentar.

É muito importante que o fluido seja trocado de acordo com as especificações do manual do veículo, pois diferente de outros produtos, o fluido de freio não diminui quando usado, mas se isso ocorrer não pode ser completado.

Cuidados com o fluido

Quando o fluido absorve umidade do ar, perde suas propriedades de lubrificação, condutividade e estabilização térmica. Estando em más condições, ele deixa as peças mais vulneráveis à corrosão, fazendo com que os freios funcionem incorretamente, sem a pressão ideal no pedal.

Avaliação periódica

Fazer a avaliação periódica é muito importante já que o lubrificante é exposto a altas temperaturas sob a ação da ebulição. Confira as etapas para verificação e revisão do fluido de freio:

  • – Verificar o nível a cada 30 dias
  • – Substituir a cada 10 mil km ou no período de 1 ano
  • – Fazer a manutenção preventiva no mínimo duas vezes por ano
  • – Aos primeiros sinais de mal funcionamento nos freios, pare o carro imediatamente.

Os comentários estão encerrados.