fbpx
Sinais de problemas na suspensão do veículo
16 de julho de 2019
Dicas para cuidar do seu veículo no inverno
16 de julho de 2019

Mitos e verdades sobre o câmbio automático

Alguns motoristas simplesmente não se adaptam ou possuem muitas críticas em relação ao câmbio automático. De outro lado, estão aqueles que o defendem, ressaltando o conforto proporcionado pelo equipamento, principalmente em grandes metrópoles. Em meio a isso circulam diversas informações sobre o sistema, porém, nem todas corretas. Confira a seguir os mitos e verdades sobre o câmbio automático:

  • – Veículos com câmbio automático gastam mais combustível: MITO

Devido à ineficiência dos antigos câmbios automáticos que não tinham um bom sistema de gerenciamento, essa ideia surgiu entre os consumidores. Atualmente, a tecnologia avançou e os carros automáticos costumam ser até mais econômicos que as versões de câmbio manual.

  • – Possui maior vida útil: VERDADE

Quando conduzimos um carro com câmbio manual, a troca de marcha deve ser feita na rotação adequada, caso contrário, pode haver desgaste na caixa de câmbio. Na versão automática isso não acontece, uma vez que o sistema elétrico faz esse gerenciamento.

  • – A troca das marchas é muito mais rápida: VERDADE

Os câmbios automáticos são realmente mais velozes na hora de trocar as marchas, e com o avanço tecnológico, os carros equipados com este item muitas vezes conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em tempos menores quando comparados aos veículos manuais.

  • – Engatar a ré em movimento prejudica a transmissão automática: VERDADE

Tanto para o câmbio automático, quanto para o cambio manual, engatar a marcha ré quando o carro estiver em movimento, causa um grande impacto na transmissão, e fazendo isso constantemente, você pode até destruí-la.

  • – Não é necessário puxar freio de estacionamento: MITO

Ao colocar na posição “P” o automóvel realmente aciona uma trava mecânica que impede a rotação das rodas de tração. Porém, esse sistema apenas auxilia o freio de estacionamento, impedindo o movimento do veículo. O freio em si nunca deve deixar de ser acionado, especialmente em ladeiras.

Como outros equipamentos, o câmbio automático pode apresentar vantagens e desvantagens para cada tipo de condutor. O ideal é você definir qual tipo de câmbio está de acordo sua preferência e necessidades nas ruas e estradas e não deixar de fazer as manutenções periódicas para um bom funcionamento do veículo. Agende agora mesmo a sua CLICANDO AQUI!

Os comentários estão encerrados.