O Start & Stop é um sistema que desliga o motor automaticamente após alguns segundos da parada do veículo e volta a liga-lo quando se pretende a andar novamente. Ao parar o veículo sem desligar o contato da chave, o carro percebe que é apenas uma parada rápida de semáforo ou similar a isso, e corta o funcionamento das velas e a injeção de combustível.
Em veículos que possuem cambio automático, isso acontece ao manter o pedal de freio pressionado até o fim, enquanto nos manuais pedem que o câmbio seja colocado no neutro e que a embreagem não esteja pressionada. O intuito desse sistema é a redução da emissão de gás carbônico e a redução no consumo de combustível.
Atualmente, existem dois tipo de Start & Stop: baseado no sistema de partida convencional, esse sistema tem como principais alterações a introdução de um motor de partida mais robusto e uma central eletrônica usada para gerenciar o sistema de ordenar quando o motor deve ser desligado ou ligado.
O segundo se baseia no alternador, que substitui o motor de partida e faz um trabalho inverso, girando o motor através da correia. Quando dada a partida, ele fica responsável por gerar rotação para os componentes do sistema, e assim que o motor entra em funcionamento, ele passa a gerar eletricidade como um modelo tradicional.
Durante a parada do veículo, o sistema elétrico continua funcionando perfeitamente, porém, em alguns veículos, o ar condicionado para de gelar e entra em modo de ventilação enquanto o veículo está desligado. Já em outros, o ar condicionado continua ativado desde que a temperatura externa esteja acima de determinado grau.
Para quem utiliza esse tipo de veículo, além de estar contribuindo para a redução de emissão de poluentes, pode economizar combustível em sua conta mensal em até 10% dependendo do uso e tipo de trajeto escolhido.