fbpx
Quando é hora de trocar os pneus
8 de maio de 2014
5 Dicas de como otimizar seu gasto de combustível
10 de dezembro de 2015

Dicas de Mecânica básica para iniciantes

A quantidade de problemas mecânicos e elétricos que um carro pode apresentar é muito grande. Se quiser economizar é importante se informar, as vezes um pequeno ajuste acaba saindo caro.

Portanto, separamos para você algumas dicas de procedimentos mecânicos e elétricos que vão te ajudar a diagnosticar algum defeito que seu carro esteja apresentado.

 

Bateria:

Com uma duração de aproximadamente 4 anos, a bateria é uma peça essencial para o funcionamento correto de um carro. Para saber se já está na hora de troca-la por uma nova, faça o teste gratuito nem seu eletricista mecânico de confiança e verifique-se de que a sua tem, no mínimo ,12 volts.

Você também pode observar se a luz indicativa no seu painel está acesa, o que indica que possa haver um problema com a bateria ou com o alternador. Geralmente o problema é resolvido com uma recarga, e nos casos mais graves, realizando a troca da bateria. O mesmo para o alternador, que pode ser recondicionado ou trocado.

Sistema de freios:

Troque periodicamente as guarnições (lonas) de acordo com as recomendações do fabricante. Veja o manual do proprietário. Isso é válido para os sistemas de freio a tambor, para freios a disco troque periodicamente as pastilhas de freios de acordo com as recomendações do fabricante. Verifique o desgaste dos componentes e troque os quando necessário.

Superaquecimento:

Quando seu veículo apresentar sinais de superaquecimento (o  ponteiro estar perto da região vermelha ou a luz de temperatura ascender) pare em um local seguro e verifique a quantidade de água no radiador, verifique também se há vazamento no reservatório. Caso não seja nenhum desses o motivo, o sistema pode estar entupido necessitando de limpeza e aditivos.

Não pense que esse é um probleminha à toa, qualquer descuido maior e seu motor pode fundir. Ah! E se você parou só quando começou a sair fumaça não se aventure a dar uma de mecânica experiente e sair abrindo o capô do carro quando ele ainda estiver quente.

Crie o hábito de registrar todos os defeitos que seu carro apresenta, assim como os serviços mecânicos que já foram realizados para melhor solução de problemas no futuro.

Os comentários estão encerrados.