fbpx
Como dirigir na neblina?
6 de março de 2019
Os maiores perigos do pneu careca
6 de março de 2019

Conheça os diferentes tipos de piloto automático

Se tornando cada vez mais comum nos novos veículos, o piloto automático e um equipamento que pode servir, inclusive, como aliado para evitar multas de trânsito, principalmente em estradas. Esse controlador de velocidade de cruzeiro (ou cruise control), permite ao condutor determinar uma velocidade máxima, fazendo com que o carro não ultrapasse este limite mesmo que o motorista pise no pedal do acelerador.

O piloto automático pode ser muito útil em viagens longas ou em locais que o motorista não conheça muito bem e não esteja familiarizado com os radares de trânsito. Mantendo o veículo com uma velocidade constante sem necessidade de intervenção do condutor, ele torna a condução muito mais relaxada, além de economizar combustível.

Quais são os tipos de piloto automático?

Em alguns veículos, o comando se localiza atrás do volante, igual a seta. Já em outros modelos, o botão fica no volante. Apesar deste padrão, existem alguns modelos em que o controlador pode ter câmeras e sensores que identifiquem a velocidade e a distância do carro à frente. Então, ao coletar as informações, o dispositivo de forma automática faz a regulagem de velocidade.

O que é ACC?

ACC (Adaptive Cruise Control) é o sistema que controla a velocidade determinada pelo motorista e também a distância pré-estabelecida do carro que está na frente.

Confira 5 curiosidades sobre o piloto automático:

1 – Não é recomendado utilizar o piloto automático em pistas escorregadias ou estradas sinuosas devido ao risco de perda de controle do veículo.

2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, o piloto automático consegue reduzir em mais de 10% o consume de combustível.

3 – É possível alterar a velocidade programada a qualquer momento, sem precisar desligar o item.

4 – Presente também em navios e aviões, o controle de velocidade foi criado pelo engenheiro norte-americano Ralph Teetor, com a primeira patente registrada em 1945.

5 – O piloto automático também pode ser usado nas cidades, especialmente para limitar a velocidade máxima. Porém, vale lembrar que alguns modelos possuem uma velocidade mínima para poder acioná-lo.

Os comentários estão encerrados.