fbpx
Dicas para cuidar do seu veículo no inverno
16 de julho de 2019
Como evitar uma pane elétrica?
16 de julho de 2019

Como tirar CNH Especial?

Portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida podem não apenas dirigir, como também ter descontos na hora de comprar um veículo. Mas para conseguir as isenções, é preciso primeiro possuir uma CNH especial.

Neste post reunimos as principais dúvidas sobre essa categoria. Confira a seguir!

O que é CNH especial?

A Carteira Nacional de Habilitação tem o mesmo valor da carteira comum, funcionando da mesma madeira que o modelo tradicional. A diferença, é que a CNH especial apresenta um campo de observações, que indica as restrições que a pessoa com deficiência terá ao dirigir.

Quais são as patologias que dão direito à CNH especial?

De acordo com a legislação brasileira, são 52 patologias que permitem aos motoristas recorrer ao recurso da CNH especial. Sendo elas: amputação de membros, artrite reumatoide, artrodese, artrose, ausência de membros, AVC, AVE, alguns tipos de câncer, cardiopatia, doenças degenerativas, doenças neurológicas, DORT, encurtamento de membros, esclerose múltipla, escoliose acentuada, falta de força, falta de sensibilidade, formigamento, hemiparesia, hemiplegia, LER, sequelas físicas, linfomas, má formação, manguito rotator, mastectomia, membros com deformidades, monoparesia, monoplegia, nanismo, neuropais diabáticas, ostomia, paralisia, paralisia cerebral, paraparesia, paraplegia, paresia, parestesia, parkinson, poliomielite, problemas graves de coluna, prótese interna ou externa, quadrantectomia, renal crônico, HIV, síndrome do túnel do carpo, talidomida, tendinite crônica, tetraparesia, tetraplegia, triparesia e triplegia.

Como obter minha CNH especial?

O condutor deve preencher alguns requisitos, como ter 18 anos com documentos RG e CPF, ser alfabetizado e ser diagnosticado por um médico especialista com uma das patologias citadas acima.

Parecido com o processo para tirar a CNH comum, o condutor deverá entrar em contato com o Detran e levar seus documentos em mãos, cópia e original, além de uma foto 3×4 colorida e comprovante de residência.

Com os documentos em ordem, os médicos irão examinar a extensão da patologia e sua desenvoltura, por isso, é necessário ir até uma das clínicas credenciadas para a realização de exame médico e psicotécnico para deficientes. Após isso, com os exames em mãos, compareça em um Centro de Formação de Condutores credenciado do Detran para a realização do exame técnico.

Sendo aprovado no exame prático, é só aguardar! Em alguns estados, o envio da CNH é feito via correios para a residência cadastradas, em outros, é possível buscar diretamente no Detran.

Como é realizada a alteração para pessoas já habilitadas?

O processo de alteração da habilitação é mais simples, apesar de necessitar de perícia médica para analisar quais as adaptações são necessárias para a nova condição do motorista.

Obter uma carteira de habilitação pode trazer mais conforto, mobilidade e qualidade de vida para o condutor PCD. Portanto, para deficientes que possuem vontade de dirigir um veículo e ainda não possuem uma CNH, o ideal é procurar uma auto escola para receber orientações e esclarecer demais dúvidas.

Quer ficar por dentro de como obter descontos especiais em uma compra PCD? CLIQUE AQUI e leia nosso artigo!

Os comentários estão encerrados.