fbpx
A importância de fazer o alinhamento e balanceamento
21 de novembro de 2018
Quando deve ser feita a limpeza do ar condicionado automotivo?
21 de novembro de 2018

Câmbio automático ou manual? Conheça as vantagens e desvantagens

Sendo uma das peças de maior importância de um veículo, a caixa de câmbio permite que o motor forneça força motriz apropriada às rodas de acordo com cada necessidade. Muitas pessoas podem ficar na dúvida de qual tipo de câmbio escolher na hora de comprar um veículo, por isso, confira a seguir as diferenças entre um câmbio automático e um câmbio manual e faça a escolha que mais atenda às suas necessidades:

  • Câmbio manual

O câmbio manual além de transmitir mais esportividade, é mais preciso nas ultrapassagens e possui uma grande oferta de peças de reposição.  Por oferecer maior autonomia e controle na troca de marcha, o câmbio manual pode passar a sensação de mais confiança para quem dirige, já que a embreagem é trocada pelo próprio motorista. Porém, este tipo de câmbio exige mais do condutor, pois além de ser mais cansativo, seu uso incorreto pode ocasionar aumento de consumo de combustível, queima de embreagem e prejuízo ao motor.

  • Câmbio automático

Voltado para carros mais modernos, o câmbio automático  é ideal para quem preza pelo conforto já que permite que a mudança de marchas seja realizada pelo sistema de transmissão do veículo, que detecta a relação entre a velocidade e rotação do motor. O câmbio automático possui maior durabilidade e seu conforto é uma ótima opção para quem mora em grandes cidades e precisa pegar o trânsito todos os dias.

Atualmente a tecnologia do câmbio automático tem sido bastante procurada no mercado automobilístico brasileiro. A escolha do tipo de câmbio ideal irá depender da preferencia de cada motorista. A dica é: coloque os prós e contras na balança e considere o tipo de sistema que mais supra suas necessidades no transito.

Os comentários estão encerrados.