fbpx
Como evitar o desgaste precoce da embreagem?
29 de novembro de 2018
A importância da regulagem de farol
29 de novembro de 2018

Abastecimento de carro: 3 dicas na hora de colocar gasolina

Sendo uma tarefa de rotina, muitas pessoas acabam ignorando alguns fatores na hora de abastecer o veículo. Por mais que parece uma atividade banal, o motorista deve tomar alguns cuidados na hora de colocar gasolina. Por isso, apresentamos 3 dicas importantes para o correto abastecimento do carro. Confira:

  • Procedência da gasolina

Sabemos que a gasolina é um derivado do petróleo, mas isso não significa que o combustível possui uma única receita. O teor de álcool pode variar, assim como o acréscimo de aditivos. O problema surge quando o combustível é adulterado, o que pode se dar pela adição de agua, querosene ou tiner, por exemplo. Por isso, abasteça apenas em postos de confiança e que possuem o selo da ANP.

  • Encha o tanque na medida certa

É muito importante conhecer a capacidade do tanque de combustível do seu veículo, informação que pode ser encontrada no manual do proprietário, entregue pelo fabricante. Normalmente, ao encher o tanque, a bomba do posto trava quando o limite prudencial e alcançado. Porém, alguns frentistas incentivam o abastecimento, seja para adiar a próxima parada do motorista ou até mesmo para arredondar o valor de cobrança. Além de ser um procedimento ruim para o cânister, pela responsável por filtrar vapores, encher o tanque além do recomendado pode ocasionar grandes emissões de poluentes para a atmosfera.

  • Fique atento ao filtro de combustível

Além de ser uma peça muito importante para o abastecimento do carro por contribuir para evitar que impurezas entrem na câmara de combustão e estraguem algum componente interno do motor, o filtro de combustível não deve apresentar falhas, mesmo que aparentemente inofensivas. O ideal é trocar essa peça de acordo com as recomendações do plano de manutenção preventiva do veículo, apresentadas no manual do proprietário.

Os comentários estão encerrados.