fbpx
Abastecimento de carro: 3 dicas na hora de colocar gasolina
29 de novembro de 2018
Como desembaçar o vidro dos carros rapidamente?
19 de dezembro de 2018

A importância da regulagem de farol

Muitas vezes subestimadas pelo motorista, a regulagem de farol é um item importantíssimo para ser checado na revisão do carro. Além de diminuírem a visibilidade, os faróis desalinhados contribuem para acidentes de transito e colocam em risco a vida dos passageiros  e de terceiros.

Quando a questão é acidente de trânsito, o ofuscamento da visão é um fator complicador. Levam-se em média quatro segundos para voltar a visão à normalidade após cruzar um foco de luz de um farol desregulado em uma via. Durante esses segundos, se o veículo estiver no caso a 100 km/h, significa que o motorista cruzou de 80 a 120 metros com a visão prejudicada, distância suficiente para uma colisão gravíssima.

Dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mostram que de janeiro a agosto de 2018 foram aplicadas 2.295 multas em solo brasileiro por transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma que perturbasse a visão de outro condutor. O número é maior que todas as autuações emitidas em 2017 pela mesma razão, total de 2.121 multas aplicadas.

Quando fazer a regulagem de farol?

Deve-se fazer a regulagem de farol sempre que o automóvel tiver uma lâmpada substituída. Se p veículo sofrer alguma alteração na suspensão, como rebaixamento ou até mesmo quando o carro estiver muito pesado em uma viagem, é recomendável checar o alinhamento das luzes.

Os comentários estão encerrados.