fbpx
3 dicas para cuidar do ar-condicionado do seu carro
23 de janeiro de 2019
Como dirigir na neblina?
6 de março de 2019

3 sinais de que seu veículo precisa de pneus novos

Na cidade ou na estrada, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Por isso, é tão importante estar atento aos equipamentos que diminuem os riscos ao dirigir e, entre eles, estão os pneus.

Muitos motoristas têm dúvidas sobre a hora certa de trocar o pneu, porém, é muito simples evitar que a peça te deixe na mão. Confira a seguir 3 sinais de que seu veículo precisa de pneus novos:

1 – Profundidade dos sulcos da banda de rodagem

Se você costuma dirigir em superfícies molhadas e escorregadias, é preciso redobrar o cuidado: os sulcos de seus pneus não devem estar abaixo de 1,6 mm de profundidade. Para conferir se o nível dos sulcos está abaixo do recomendado, insira uma moeda de R$ 1,00 entre os blocos. Se a parte dourada ficar coberta é final de que a profundidade é suficiente. Caso contrário, é hora de trocar os pneus.

2 – Desgaste desigual

Quando uma parte do seu pneu está mais gasta que a outra, é possível que haja algo errado com a direção ou suspensão do carro. Por conta  da cambagem negativa, encontrada em boa parte dos veículos, os pneus tendem a ficar mais gastos por dentro do que por fora. Por isso, uma boa forma de evitar o desgaste desigual é fazer um rodízio de pneus dianteiros com os traseiros a cada 10 mil km.

3 – Indicador de desgaste da banda de rodagem

Invisíveis ou pouco visíveis quando intacto, o indicador de desgaste está presente na maioria dos pneus mais novos, e começa a aparecer gradualmente quando a banda de rodagem se desgasta. Os indicadores aparecem como filetes de borracha dispostos transversalmente aos sulcos, e se um ou mais desses filetes estiverem visíveis em um pneu, significa que o piso está ficando baixo.

Os comentários estão encerrados.